Petroboys eletrônicos

Através de um link postado em um dos comentários do post “De cara nova e alma velha” cheguei ao blog Imprensa Marrom, do Gravatai Merengue. O assunto abordado no link é o caso de supostos funcionários da Petrobras que estariam atacando, através da seção de comentários do blog de Merengue, pessoas e partidos políticos, além do próprio blogueiro.

Esse assunto é interessante e merece um pouco de reflexão. Já falei aqui que quando navegamos na internet, temos uma impressão digital que deixa rastros em todo e qualquer site visitados. Chama-se IP, sigla de Internet Protocol. Poderíamos dizer que IP é uma identificação que o servidor que lhe conecta à rede coloca em seu pescoço, uma coleirinha com um número que vai lhe acompanhar durante sua navegação. Sem essa “coleira”, você não entra na rede. Isso permite identificar alguns dados do internauta, como o país ou mesmo cidade de onde partem os dados do mesmo, seu provedor de acesso, e até informações da máquina utilizada, tais como o tipo de browser e sistema operacional. Websites de grandes companhias e importantes portais têm sempre uma nota de rodapé indicando qual a sua política em relação a essas informações. Adiante.

A maioria das ferramentas de gerenciamento de blogs exibe, para o blogueiro, algumas dessas informações. O WordPress, por exemplo, fornece alguns desses dados. Eles vêm em pacotes para uma conta de e-mail que eu tenho cadastrado. Não costumo verificar esses dados nem sequer abri-los, mas vez ou outra sou obrigado a dar uma checada para me certificar se links postados nos comentários são realmente verdadeiros, se levarão os que ali clicarem ao lugar correto. Faço isso por questões de segurança, para evitar que links maliciosos sejam colocados no ar nesse blog. Já até expliquei isso em post passado.

Pois bem, Gravatai fez uma pesquisa para saber de onde estavam vindo alguns ataques que vinha recebendo. Checou os IPs dos seus detratores para ao menos saber de que cidade os ataques partiam. É um direito do blogueiro fazer isso caso se sinta constrangido ou ameaçado. Num caso extremo (uma ameaça de morte, por exemplo), pode até usar esses dados para o pedido de uma investigação policial.

Na sua investigação particular, entretanto, Merengue descobriu algo interessante: Alguns dos comentaristas mais exaltados tinham IPs gerados dentro do servidor da Petrobras. Isso pode significar que são funcionários da empresa, em horário de trabalho, usando computadores da mesma para fazer política partidária de baixo nível. O blog Imprensa Marrom tem como assunto principal a política, e os comentários mal educados eram sempre atacando dentro desse tema. Mais especificamente, comentários de pessoas que defendem o PT irracionalmente.

O que isso significa de importante?

Seria a comprovação daquilo que já abordei aqui, das hordas de militantes que infestam blogs, sites, portais e comunidades sociais fazendo pregação ideológica rasteira. Jornais impressos e outros meios de comunicação também sofrem com isso, através de seus canais de contato com seus leitores/espectadores/ouvintes. É o famoso “aparelhamento” desses canais.

Esse aparelhamento é uma rotina, tão chata quanto os spams que recebemos diariamente nas nossas caixas de correio. Mas é um aborrecimento que faz parte do jogo democrático. O problema acontece quando descobrimos que pessoas empregadas em órgãos públicos usam o horário de trabalho e suas ferramentas para fazer isso. Atitude não republicana e nem moralmente aceita em sociedades com instituições mais avançadas.

Empresas no mundo todo costumam regular o acesso de seus funcionários à internet buscando preservar-se de atitudes do tipo. Um funcionário que usa o computador da empresa para fazer apologia do que quer que seja está, em tese, colocando a sua empresa dentro de uma polêmica que pode ser indesejável. É a mesma coisa que pegar papel timbrado e usar a máquina copiadora da empresa para imprimir manifestos que depois serão distribuídos mundo afora. Imagine a marca da empresa aparecendo, sei lá, na Marcha da Maconha, defendendo o uso dos charutinhos, hehehe.

Eu já havia notado nesse blog comentários vindos do servidor da Petrobras. Porém, como aqui discutimos justamente atitudes da empresa, e o blog é uma paródia do oficial de lá, isso não despertou nenhuma curiosidade adicional. É até salutar que o pessoal de lá venha aqui se manifestar. Mas se existem funcionários que estão freqüentando também outros blogs e espaços, principalmente ligados a questões políticas, sistematicamente defendendo o partido que está no comando aí a coisa é diferente e ganha importância. Seria a confirmação cristalina do aparelhamento político de órgãos estatais que tanto reclamamos.

Ainda bem que nós, que usamos regularmente a internet, acabamos desenvolvendo “faro” para distinguir uma interação sincera de uma manifestação profissional. Assim como spams, essa turma acaba não tendo credibilidade. Muitos desses comentaristas fazem parte de grupos organizados, alguns remunerados, cujo objetivo é somente fazer campanha eletrônica. Se estiverem a serviço de partidos políticos por ideal ou mesmo pagos POR ELES, nada demais. Como já disse, é só chateação. Mas se quem está pagando SOMOS NÓS, indiretamente através do imposto que pagamos para sustentar a máquina PÚBLICA… Aí amigo, pode não! E o blogueiro Gravatai Merengue tem toda a razão em dar visibilidade ao assunto.

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

41 Respostas to “Petroboys eletrônicos”

  1. Fernando Says:

    Ah! Bons tempos aqueles em que a Estatal se dedicava só a extrair petróleo e não de fazer política partidária pela internet.

  2. Petroboys Says:

    Essa prática é só mais uma extensão daquele blog ridículo abarrotado de “cumpanhêro” pendurados numa Empresa de verdadeiros feudos petralhas. Agora, desmoralizada diuturnamente pelas notícias de corrupção e outros males.

  3. Vera Says:

    sinto o cheiro desses blogueiros via telinha!
    Conheço um q posta tudo igual em vários sites.
    São “profissionais”

    Vera

  4. Abissal Says:

    Não é segredo pra ninguém que esta malta não é afeita ao trabalho. Vide o presidente deles. Muito natural que usem o horário de trabalho na Estatal para PenTelhar na internet. O aparelhamento das instituições públicas feito neste governo segue dois únicos objetivos. 1) obter altos salários para petistas e aumentar o dízimo do Partido e 2) infiltrar petistas e usar a máquina pública para campanhas do Partido. Que vai desde desvio de dinheiro a campanhas difamatórias.

  5. Sergio Says:

    Prezado blogueiro, o Gravataí é o mesmo que atacava o Nassif anonimamente mesmo tendo um blog, né? Ele é bem conhecido na blogosfera. Veja o caso em http://www.idelberavelar.com/archives/2009/06/gravatai_merengue_era_mesmo_autor_no_blog_anonimo_de_difamacao_contra_luis_nassif.php

  6. Fran Says:

    Fácil de reconhecer um comentário delles, geralmente são raivosos, usam chavões esquerdistas e são muito apegados a termos como “estadunidenses”, “dazelite”, “nuncaantes”, “mídia-golpista”, “PIG”, “jornalismo-mediático”, “Grande-Imprensa, e mais recentemente, “iFHC”, hehehe

  7. Estamos de olho!! Says:

    O que será apurado na CPI da Petrobras: Pelo requerimento, caberá à comissão apurar:

    1 – Indício de fraude nas licitações para a reforma de plataforma para a exploração de petróleo, apontada na operação de águas profundas da Polícia Federal;

    2 – Graves irregularidades nos contratos de construção de plataformas, apontadas pelo relatório pelo Tribunal de Contas da União;

    3 – Indício de superfaturamento na construção da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, apontada em relatório do Tribunal de Contas da União;

    4 – Denúncia de desvio de royalties de petróleo, apontada pela Operação Royalties da Polícia Federal;

    5 – Denúncia de fraude do Ministério Público Federal envolvendo pagamentos, acordos e indenizações feitos pela ANP a usineiros;

    6 – Denúncia de utilização de artifícios contábeis que resultaram no recolhimento de impostos e contribuições de R4 4,3 bilhões;

    7 – Denúncia de irregularidade no uso de verba de patrocínio da estatal para bancar festas no Nordeste.

    – 7.1. Denúncia de desvio do dinheiro da Petrobras repassado a Fundação José Sarney

  8. Frase do Dia Says:

    “Crise de Sarney está em fase de superação” Lula

  9. Fabiana Says:

    Isso é uma lambança de mão dupla. E Nassif continua o mesmo “Fale mal mas fale de mim”

  10. Mafias Says:

    Será que existe diferença entre máfias (italianas, chinesas, coreanas, etc…), e as nossas?

  11. Brogui Prezidencial Says:

    … de neto do Sarney para filho do Lulla. Será que vai dar em alguma coisa ou vai virar uma grande pizza em famílias?

  12. Betinha Says:

    Nas últimas campanhas recebi inúmeros e-mails com propaganda de candidatos governistas, enviados por funcionários de setores públicos transformados em militância e as salas de trabalho em verdadeiros comitês. Fazem na cara dura. Não temem a lei. Os legisladores no máximo aplicam uma multa em dinheiro.

  13. Betinha Says:

    O nível dessa gente é trash… Esperar o Q?

  14. Petroboys eletrônicos Says:

    O blog PTriota pra blindar a PTbras na CPI:

    “A Pátria é o último refúgio dos canalhas” (Dr. Samuel Johnson)

  15. Safanet Says:

    Para blogueiro oficial, chapa-branca, nada melhor do que uma passagem só de ida pra Cuba.

  16. juca bala Says:

    Com a implantação da CPI da Petrobrás, antevejo dias GLORIOSOS para os debates neste democrático Blog !!!

    Venham !!!

  17. Helena Says:

    Nada melhor que cortar o mal pela raiz. Na campanha de re-eleição presidencial recebi um e-mail do Ministério da Cultura – enviado pela diretoria do Departamento Regional de Cultura (hoje leva outro nome) com propaganda explícita, para convencer eleitores a votar no candidato petista. Respondi imediatamente reclamando, justamente o uso da máquina pública, para fazer campanha política em horário de trabalho.

    Recebi a seguinte resposta:

    “cara helena, gostaria de frisar q estou mandando do meu email pessoal – uol – a convocação para o ato de amanhã – inc foram expedidos fora do horário de trabalho. como lhe conheço há tempo, já que é uma pessoa pública, não imaginava q vc tivesse restrições ao exercício democrático de opinarmos sobre o que achamos melhor para pernambuco e para o brasil. e pelo seu trabalho/histórico, acho q é uma pessoa interessante para se ter por perto… abs, …”

    PODE????

  18. La Nave Va Says:

    José Sarney não informou à Justiça Eleitoral sobre a existência do imóvel (na Praia) na sua campanha à reeleição em 2006, porque ele já havia assinado, antes das eleições, uma procuração pela qual doava a casa à sua filha, a atual governadora do Maranhão, Roseana Sarney. No entanto, o imóvel também não consta da declaração de bens da governadora à Justiça Eleitoral em 2006, quando Roseana disputou e perdeu o governo. Roseana disse que recebeu a doação em 2006, mas só em 2008 transferiu o imóvel para seu nome e passou a declará-lo à Receita. A assessoria do senador disse que Sarney não se recorda se a procuração de doação ocorreu em 2005 ou 2006.

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u594689.shtml

    E La nave Vá….

  19. DE OLHO NA CPI Says:

    O circo está armado… Votação para presidente da CPI da Petrobras. O governo com maioria de 8 contra 3 da oposição fará a presidência e o relator. E o espetáculo vai começar.

  20. A Ética delles Says:

    A CPI da Petrobras já nasce chapa-branca. Mais uma vergonha em rede nacional!!!!

  21. Raposa Vermelha Says:

    ELEITOS FILHOTES DA RAPOSA VERMELHA:

    “CPI ‘chapa-branca’ não melhora imagem do Senado”

    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,dias-cpi-chapa-branca-nao-melhora-imagem-do-senado,402610,0.htm

  22. BLOG DA CPI Says:

    OPOSIÇÃO CRIA BLOG DA CPI DA PETROBRAS

    Afim de minimizar o fato de a oposição ser minoria na CPI da Petrobras, o PSDB criou um blog para divulgar informações sobre a Comissão, instalada hoje no Senado. Nele, os tucanos alfinetam o PT ao dizer que querem devolver a estatal “ao seu verdadeiro dono que é o povo brasileiro”.

    Por enquanto há dois posts. Um justifica o blog e outro é a íntegra do requerimento feito pela oposição para instalar a CPI.

    No editorial, o PSDB alfineta o PT ao dizer que deseja “desmascarar mentiras”. Os tucanos afirmam que, ao contrário do que se diz, o PSDB não quebrou o monopólio da estatal de prospectar petróleo no país. “O monopólio, que era da União, continua. O que acabou foi a exclusividade da Petrobras em exploração e produção, processo responsável pela atração de novos investimentos e votado democraticamente pelo Congresso Nacional”, diz o texto.

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u594872.shtml

  23. Daniel Butzke Says:

    Blog da CPI da Petrobras já está no ar
    http://petrobrasblogdacpi.blogspot.com/

    Já está no ar no endereço http://petrobrasblogdacpi.blogspot.com/ o blog sobre a CPI da Petrobras. A nova ferramenta oferece conteúdo e informação para qualificar a discussão sobre as irregularidades apontadas pelo TCU e Polícia Federal em algumas ações desenvolvidas pela Petrobras.

    Aberta hoje, a CPI é uma vitória da oposição depois de tantas manobras da base governista para impedir a sua instalação.

  24. Financial Times Says:

    Repercussão internacional da CPI da Petrobras

    A CPI da Petrobras já consegue repercussão internacional. Concedi há pouco longa entrevista ao jornal britânico Financial Times. O jornalista indagou sobre razões da CPI, principais denúncias, aparelhamento da empresa, consequências da investigação, mudanças que poderão ocorrer, reflexos no mercado, possibilidades de êxito da minoria diante do rolo compressor do governo, comportamento do Presidente Lula, etc. Ao final destaquei que a empresa ganha e se valoriza com a CPI. (Álvaro Dias)

  25. Petroboys Says:

    MINISTÉRIO PETRALHA ADVERTE :

    TRABALHAR HONESTAMENTE NO BRASIL É PREJUDICIAL À SAUDE E AO EMPREGO.

  26. Ex-petista Says:

    Isso porque a Petrobras tem capital privado junto, imagina se fosse totalmente estatal. O Foro de São Paulo, a CUT, o MST, o DIRETÓRIO CENTRAL DO PT, et caterva, já teriam ocupado as instações.

  27. Alôooo Oposição!!! Says:

    Trecho de Editorial de O Globo, sobre a incontrolável CPI da Petrobras

    “A empresa, historicamente um Estado à parte, ganhou, no governo Lula, características de braço complementar de políticas desenhadas em Brasília, sem qualquer relação com a atividade-fim da estatal.Por meio de ONGs companheiras a estatal atinge 18 milhões de pessoas com projetos adjetivados de “sociais”. A sua subsidiária de biocombustíveis foi convertida numa extensão do Incra e transfere recursos ao MST. Só em compras, a empresa movimenta por ano R$ 37 bilhões, 80% dos quais são gastos sem concorrência. Entendem-se, portanto, as preocupações do Palácio.”

  28. Fabiana Says:

    O Presidente Gabrielli responde no Blog da Petrobras nada mais nada menos que o “requerimento feito pela oposição para instalar a CPI” onde ele diz que que “vai colaborar com as investigações e vão atender às convocações da CPI”. Por favor, algum assessor jurídico da Estatal pra avisar este sr que qualquer pessoa, autoridade ou não, se convocado por CPI é obrigado por Lei a comparecer, sob pena de ser preso. Ah! E que não pode mentir.

  29. OLHO NELES Says:

    quem são os senadores da CPI da Petrobras

    GOVERNISTAS (8)
    Ideli Salvati (PT-SC)- líder do governo no congresso
    Marcelo Crivela (PRB/RJ)
    João Pedro (PT-AM)- presidente da comissão
    Paulo Duque (PMDB-RJ)
    Valdir Raupp (PMDB-RO)
    Romero Jucá (PMDB-RR)- líder do governo no Senado
    Gim Argelo (PTB-DF)- vice-líder do governo no Senado
    Jefferson Praia (PDT-AM)

    OPOSIÇÃO (3)
    Antônio Carlos Magalhães Júnior (DEM-BA)
    Alvaro Dias (PSDB-PR)- autor do requerimento
    Sérgio Guerra (PSDB-PE)- presidente nacional do PSDB

  30. sidclei Says:

    BRINCADEIRA ANÔNIMO!!! O GOVERNO LULA É UM PERIGO A DEMOCRACIA, BICHO! O CARA CONSEGUE LUDIBRIAR 80% DO POVO BRASILEIRO MEU!!! UM FENÔMENO! O CARA COMO DIRIA O “NEGRITO” NÉ NÃO?
    A PROPÓSITO, SOU FUNCIONÁRIO DA PETROBRÁS E ESTOU POSTANDO DA PLATAFORMA P-36, DIRETAMENTE DO FUNDO DO MAR, DONDE ME DEIXOU O AMADO IDOLATRADO E REQUISITADO FMIHC.

  31. Fernando Lins Says:

    Mais um blog pra tirar o sono dos Petroboys eletrônicos

    http://petrobrasblogdacpi.blogspot.com/

  32. juca bala Says:

    Já está no ar ??

  33. Petezona Says:

    Blindagem Oficial

    ‘Colocaram os “cães de guarda” do governo no comando da CPI’ : Andréia Sadi – Estadão

  34. Cubanizaram a CPI Says:

    Maioria governista (8 contra 3) elege João Pedro (PT) por (8 votos) presidente da comissão que indica Jucá (PMDB) à relatoria da CPI da Petrobras.

  35. Petezona Says:

    Lularápio com 80%? … Já, já ele ultrapassa a popularidade do General Medici (87%). Quem sabe o golpe de 1964 não seria aprovado em um referendo? O que o Lula diria, bicho?

  36. Crocodilma Says:

    Hunnn! Além dos Petroboys eletrônicos, contamos agora com alegres e saltitantes Petromoluscos.

  37. juca bala Says:

    Lula só com 80% – Raul Castro foi ELEITO por unanimidade, cara!

  38. juca bala Says:

    Com certeza!

  39. TABULA Says:

    No Brasil, país das jabuticabas, o cargo de Presidente da República abrange as funções de Chefe de Estado (relações externas) e Chefe de Governo (administração federal). No entanto, sabemos das limitações gerais do Sr. Lulla da Silva e da seu numeroso ministério em pensar em algo mais do que a polliticalha da eleição. Como já mencionou a Eliane Castanhede, trata-se de continuar no “poder pelo poder”. Estamos com a gestão da administração federal praticamente acéfala ? Ou pior ? Conduzida aos trancos e barrancos ? focada apenas em eleições ? TABULA.

  40. sidclei Says:

    Grande Juca, saudades docê cara! Ei cara não vem com essa de falar de ditadura não que c só é contra as de esquerda, viu! Eu detesto as de quaisquer matizes.

  41. juca bala Says:

    Pô, Sidclei!

    Não ponha palavras no meu texto!

    Tu estás deduzindo por conta própria que eu considero Raul Castro uma ditadura de esquerda !!

    Eu só digo que ele foi eleito por unanimidade, como de fato foi publicado no Granma!

    Tu não lê jornal ??

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: