Mais um dossiê vagabundo do governo Lula sem punição

Francenildo Costa, um Herói

Francenildo Costa, um Herói

Ontem o STF – Supremo Tribunal Federal – decidiu por apertado placar de 5 a 4 o não recebimento de denúncia feita pelo Ministério Público contra o ex-ministro da fazenda  e atual deputado federal Antonio Palocci Filho e seu então assessor de imprensa Marcelo Netto, referente a quebra e divulgação do sigilo bancário do caseiro Francenildo Santos Costa.

Sinceramente, para mim, foi uma decepção ver a mais alta corte do Brasil rejeitar tão robusta e bem elaborada denúncia do MPF – Ministério Público Federal, alegando não haver ali provas contundentes contra o ex-ministro. Não consigo entender – e já li hoje diversos especialistas também divergindo da decisão do supremo – o porquê da decisão.

Estava o STF decidindo se aceitava ou não o início de um processo judicial contra os acusados, apenas isso. Não havia ali julgamento definitivo que exigisse provas materiais explícitas. A bem elaborada denúncia do MPF era mais cristalina que água: Havia todos os elementos respaldando indícios de crime, um roteiro perfeito com horas e datas, depoimentos relevantes e didáticos de várias testemunhas, uma cronologia exata dos acontecimentos e a motivação clara das ações dos réus.

Eu assisti pela TV Justiça, ao vivo, o voto de cada um dos ministros. Gilmar Mendes, presidente da corte, fez uma pomposa justificativa de seu voto contrário ao indiciamento de Palocci, usando muitas citações. Mas foi principalmente pecaminoso quando alegou que gente simples não tem capacidade de discernir o estado psicológico de outrem, e são (as pessoas simples) facilmente manipuladas pelos órgãos de investigação (discursando sobre o depoimento do motorista do ex-presidente da Caixa Econômica Federal, que o ministro classificou como irrelevante). Nesse momento me senti como uma empregada doméstica que recebe reprimenda da dona da “Casa Grande” por ter – vejam só! – nascido com olhos e ouvidos.

Temos então, um crime com vítima, mas sem criminosos. Está materialmente provado o crime, ele houve! O único beneficiário seria Palocci, e há indícios aos montes na reconstituição dos fatos pelo MPF.

Toco nesse assunto porque desde que iniciei esse blog mantenho-me anônimo. Um dos maiores motivos é justamente esse emblemático caso onde o governo, por meio de seus agentes políticos, usa seu poder para influir nas instituições de Estado, no intuito de devassar e intimidar um adversário vindo do povo. Um simples caseiro foi alvo da mais sórdida manobra na tentativa de desqualificá-lo como testemunha. Tentaram “colar” num cidadão a pecha de mentiroso, interesseiro e vendido, usando artifícios criminosos para o levantamento e manipulação de dados pessoais.

Esperava do STF uma exemplar decisão sobre esse caso. Um recado claro aos agentes públicos sobre suas responsabilidades. Era o momento certo para demonstrar repulsa a uma prática até comum nos dias de hoje, infelizmente, onde o exercício do poder político contamina órgãos de Estado. Foi mais um dossiê vagabundo do governo Lula sem punição.

Por essas e outras que continuarei anônimo. Francenildo, o caseiro, foi derrotado, e com ele cada um de nós simples mortais. Palocci, homem da política, ex-ministro de estado e pessoa possuidora de contatos estreitos nas mais altas esferas de poder, comemorou com champagne. Não temos no Brasil, ainda, um Estado de Direito democrático consolidado. Uma pena.

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

8 Respostas to “Mais um dossiê vagabundo do governo Lula sem punição”

  1. humberto sisley Says:

    sugiro a campanha SOMOS TODOS FRANCENILDOS, pela simples razão de que somos mesmo todos francenildos em potencial.

  2. Claudiney Says:

    Isso já acontece faz tempo: na cidade em que moro uma série de pessoas que na época da campanha pra prefeito em 2004 receberam multas de transito indevidas punindo por não uso do cinto de segurança. O detalhe é que todos os carros multados coincidentemente usavam adesivos de campanha eleitoral do candidato da oposição ao governo que tentava releição. Adivinhem de que partido era o prefeito que estava em campanha pra releição e cuja adiministração comandava os agentes de transito? PT PT PT PT PT PT PT PT PT PT PT PT PT

  3. nanadaluz Says:

    Somos todos Francenildo!

  4. Rodrigo Says:

    Ataque contra a imprensa, ataques contra pessoas do povo, ataques contra qualquer crítico. Esse é o governo do nosso Brasil.

  5. denilson Says:

    muitos politicos da oposição prometeram emprego para Francenildo e não cumpriu! Isto é uma vergonha!

    “Dois anos depois de ser o pivô da queda de Antonio Palocci do Ministério da Fazenda, o caseiro Francenildo dos Santos Costa tem o que cobrar. Diz que muitas pessoas, inclusive senadores da oposição, prometeram lhe ajudar com um emprego após o escândalo que derrubou o ministro. Até hoje, ninguém apareceu. ”

    http://www.meionorte.com/noticias,francenildo-reclama-do-desemprego-em-bsb,40792.html

  6. Ricardo Says:

    Até o placar foi combinado: 5 a 4. Para parecer que foi altamente disputado. Estes ministros do STF são indicados, vejam só, pelo presidente da república.
    O Lulla já indicou vários e com a morte de um, o advogado geral da união, um tal de Toffoli, petista roxo, deve ser o premiado.
    Como o STF vai votar algo contra a União?
    Poderes independentes ? Onde ? STF chapa branca. Votação combinada. Livraram a cara do Palocci que deve sair candidato ao governo de São Paulo e fica de regra 3 para substituir a Dilma se sua candidatura não emplacar ou bater as botas.

  7. Roberto Says:

    .
    Este rapaz tem que receber uma indenização e uma medalha da Honra ao Merito pela bravura que teve ao enfrentar um ministro de estado.
    Se não for agora será no futuro.

  8. Tereza da Cruz Thompson Says:

    Meu caro Petrodados…Os erros ja comecam com a eleicao de Palocci para deputado fderal. Se e num pais serio isso jamais teria acontecido. Investigado, indiciado e… deputado! E Francenildo coitado, foi humilhado e o pior, desempregado como esta ate hoje. Sera que Palocci consegue dormir o sono reaconciliador, apos celebrar com champanha sua absolvicao, enquanto um jovem, simples mas serio esta amargando a vida sem um emprego? Creio que sim! Esses desgracados nao tem consciencia, so $$$$ no cerebro contaminado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: