Trabalhador que se exploda!

a petrobras fechado

É incompreensível a proposta de Dilma Roussef de impedir trabalhadores que são acionistas minoritários da Petrobras em usar seu FGTS para subscrever o aumento de capital que o governo federal pretende fazer na companhia. O FGTS é uma poupança forçada, um dinheiro que só pode ser sacado em algumas poucas situações. É uma espécie de seguro-desemprego. Quem optou pela abertura promovida há anos e aplicou seu saldo em ações da Vale ou da Petrobras teve bons lucros, aumentou seu patrimônio, ajudando ainda o setor produtivo brasileiro.

Agora, fica em situação desconfortável, pois será obrigado a achar dinheiro em árvore para não perder o valor de sua participação. Não tem o menor sentido essa restrição, já que continua sendo um dinheiro preso. Total falta de sensibilidade do governo do “Partido dos Trabalhadores” com o trabalhador.

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , ,

13 Respostas to “Trabalhador que se exploda!”

  1. elmo durante Says:

    Se os desvalidos tiverem a oportunidade de “aprender a pescar” e libertarem-se daquelas Bolsas Famílias, dos “provedores de peixes” e do estado maternal apregoado por Lula – O que será destes pastores das populações incultas ? Perderão seus seguidores …

  2. Vixe... Says:

    A imprensa quer confundir pra te convencer.

    Realmente seria muito bom para todos, miniritário ou não acionistas, ter aberta essa opção de uso do FGTS.

    Mas não existe “proposta de impedir” o trabalhador de usar o FGTS para compra de ações, até porque o FGTS não pode ser usado para isso.

    Em 2000 o Governo abriu a oferta pública de um lote das ações que execediam o mínimo para garantir o controle da impresa. O FMP – Fundo Mútuo de Privatização garantiu o mínimo de 53% de lucro pra quem usasse o FGTS. O cenário era outro e o interesse com relação ao futuro da empresa também.

    Atenção:

    “NÃO LEIAM O GLOBO, FOLHA DE SÃO PAULO E ESTADÃO!”

  3. juca bala Says:

    O governo só admitiu o uso do FGTS na compra de ações da Petrobrás quando lhe interessava e era conveniente. Quando o interesse é do cidadão comum – este que fique com aquele “baita rendimento” do FGTS …

  4. Mss Says:

    “Antenção : ”
    Não leiam o Globo, Folha , Estadão, nada disso !!!
    só Carta Capital, Brog do Lulla , porque senão os defensores da “impresa” vão ficar sem cachê!!!

  5. Vixe... Says:

    Ah, Mss!

    Minha professorinha de ortografia! O que seria das minhas visitas ao Blog sem as suas observações… o olhar arguto não deixa passar nem meus deslizes no teclado.

    Não sou leitor Carta Capital, nem do Blog do Lulla-lá. Defendo a informação, antes da opinião.

    Vai treinando na paródia!

    E não esqueça:

    “NÃO LEIAM O GLOBO, FOLHA DE SÃO PAULO E ESTADÃO!”

  6. VAI ROLAR Says:

    Só a Petrobrás e sua gente é que sairão ganhando já com o pré-sal

    Por razões ideológicas, políticas e eleitorais, o modelo que o governo Lula quer na exploração de petróleo na camada do pré-sal substitui o atual, de concessão, por um de partilha à brasileira, adiante explicado. Um de seus traços mais importantes é o imenso papel atribuído à Petrobrás na gestão do novo modelo.

    Recorde-se que na concessão as empresas interessadas participam de um leilão e vence quem se dispõe a pagar à União o maior valor pela área licitada. A produção é da concessionária, a qual também paga a entes governamentais, na forma de “royalties”, uma compensação pelo que retirou dos poços. Esses entes ainda recebem uma “participação especial” no caso dos poços mais rentáveis.

    Na partilha, o petróleo continuará da União e as empresas operadoras são compensadas pelo seu investimento. Mas, diferentemente da partilha de outros países, aqui uma empresa, a Petrobrás, poderá ser contratada sem licitação. Mesmo que outras empresas sejam chamadas, ela será necessariamente uma sócia (…)

    Do jeito que está, na Petrobrás a sua gente já deve estar cantando música muito difundida por Ivete Sangalo e cujos versos finais, aqui parodiados, ficariam assim: “Que vai/ que vai rolar a festa/ vai rolar!/ O povo da Petrobrás/ mandou avisar…”

    Artigo completo: “Benefícios comprometidos e adiados” por Roberto Macedo

    http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090903/not_imp428911,0.php

  7. O palanque do pré-sal Says:

    Parecia um clipe da propaganda do presidente Lula no horário eleitoral de 2006 – e será uma cena recorrente da propaganda da sua provável candidata Dilma Rousseff na sucessão de 2010. Para isso, exclusivamente para isso, é que foram concebidos os rombudos ataques do presidente às inovações adotadas por seu antecessor na política do petróleo, com que ele degradou o comício de apresentação dos projetos que compõem o marco regulatório para a exploração do pré-sal. Não seria de esperar, evidentemente, que Lula reconhecesse os avanços para a economia nacional proporcionados pelas mudanças na Lei do Petróleo, de 1997, que flexibilizou o monopólio exercido pela Petrobrás e instituiu no setor o sistema de concessão – a começar do salto de qualidade no desempenho da empresa, o que, em última análise, tornou possíveis as descobertas das jazidas em águas ultraprofundas do litoral brasileiro… http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090902/not_imp428292,0.php

  8. PeteZona Says:

    leia também os “oito” livros que Collor não escreveu e que deram a elle uma cadeira na Academia Alagoana de Letras

  9. Franz Mesquita Frias de Marinho Civitas Says:

    Tens razão, essa gente ignara que se apodera hoje da riqueza do pré-sal. Tenta essa manobra torpe, para altrajar as empresas do exterior que sempre colaboraram para o bem e o progresso do Brasil!

    Estamos juntos com “São Dias & Guerra”.

  10. Mariana Says:

    Eu tenho ações da Petrobrás e agora vou receber metade dos dividendos, sendo que não tenho de onde tirar dinheiro pois estou endividada para poder comprar a minha manutenção de percentual na petrobrás.

    Devo no banco, tenho ações que vão mixar e dinheiro no FGTS preso que não posso usar. O banco me cobra 4% de juros ao mes e o FGTS rende menos de 0,30% ao mes.

    Tamo quase igual remedio pra gripe suína: TAMUFÚ

  11. Caudilho 2 Says:

    Com o dinheiro do nosso imposto, que LULA QUER AUMENTAR:
    E DÁ-LHE DINHEIRO PRA LULA FAZER SEUS CAPRICHOS!

    Por Valdo Cruz e Humberto Medina, na Folha:
    De olho nos dividendos econômicos e políticos, o governo Lula quer ter a maioria das ações da Petrobras. Hoje, apesar de deter o controle da empresa, a parcela da União no capital total é de 32%. Com a capitalização da estatal, o governo avalia que aumentará sua fatia. O objetivo é ter mais de 50%.
    A expectativa é que os acionistas minoritários não consigam ou não queiram aportar recursos para manter sua participação nos mesmos níveis que o atual. Assim, cresceria o pedaço da empresa nas mãos do governo federal.
    Segundo o ministro Edison Lobão (Minas e Energia), o aumento de participação no capital social é “um desejo e uma meta” do governo. Isso, segundo Lobão, pelo “simbolismo” da empresa e para que o Tesouro tenha direito a uma parcela maior dos lucros da estatal na exploração do pré-sal.
    Apesar do desejo, o governo não quer passar a ideia de que esteja boicotando os acionistas minoritários. Lobão diz que o principal objetivo da capitalização é dar suporte financeiro à estatal para explorar as novas reservas, mas reconhece que terá o efeito de aumentar o capital da União na empresa.
    “O governo não está desestimulando a participação dos minoritários no processo de capitalização. Eles têm direito de subscrever. Mas [o governo] também não tem razões para estimular neste momento. O governo deseja aumentar sua participação”, afirmou.

  12. Franz Mesquita Frias de Marinho Civitas Says:

    ACESSEM:

    http://hariprado.wordpress.com/

  13. juca bala Says:

    Mais um capítulo da novela “Agora a candidatura da Dilma decola!”

    Primeiro capítulo foi o PAC. Seguido pelo “Minha casa, Minha vida!”. Agora é o Pré-Sal (que também não está convencendo!).

    Quantos capítulos ainda teremos até 2010 ???

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: