A pressa no pré-sal

Lula fez bem em retirar a urgência do seu projeto para o pré-sal, fazendo uma concessão à oposição e mesmo a membros da base aliada descontentes com um certo desprestígio do presidente com a casa. O projeto tem muitas características interessantes, mas peca pela falta de detalhamento.

Se não foi detalhado, urgente não poderia ser!

Estava analisando a criação do tal Fundo Social, uma das pernas do projeto e que deverá receber parte da exploração do pré-sal para ser utilizado apenas em alguns setores da vida nacional.

Eu acho que essa é uma boa idéia, mas restringiria mais os setores agraciados com esse dinheiro. Pelo projeto original se fala em Cultura, Ciência e Tecnologia, Educação, Combate à Pobreza e Sustentabilidade Ambiental.

Muita coisa e tudo sem detalhamento. combate à pobreza assim, genericamente, pode ser até a pobreza da família Odebrecht hehehe.

No projeto, a criação e formatação do tal fundo caberia única e exclusivamente ao executivo, sendo que o fundo ficaria vinculado diretamente à presidência da República.

Cheque em branco assim não tem condições não! Tem que estar detalhadinho como será esse fundo: Quais serão os ocupantes, se por mandato, por quanto tempo, que setores indicarão pessoas, como indicarão, quem fiscalizará, etc, etc, etc. Deixar tudo na mão do presidente – Lula ou o próximo que entrar – é um perigo. E tem que ser mais independente, não colado ao gabinete presidencial.

Esse projeto, só de folhear, precisaria de pelo menos um ano de discussões com a sociedade. Mas se o legislativo arrancou mais 50% do tempo, amanhã pode ser mais. Espero.

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

13 Respostas to “A pressa no pré-sal”

  1. nanadaluz Says:

    Lembrei-me do nome do novo blog; pois, pelo antigo não pode mais ser acessado.

    è mais a mão pesada do governo, dizendo pra que veio.

  2. joyce Says:

    Bom trabalho. Fui avisada por um amigo da censura e pode contar conosco. bjs

  3. Klauber Cristofen Pires Says:

    Prezado,

    Seu blog foi cadastrado na LIBERESFERA (consultar no blog LIBERTATUM), e também fiz um comentário em relação á censura sofrida por você.

    Parabéns pelo seu esforço.

    Abs

    Klauber C. Pires

  4. Vejam vocês!!! Says:

    A próxima viagem de Lula no penúltimo ano do seu segundo mandato presidencial, finalmente, para a primeira vez visitar o estado de Roraima. Pasme! Para inaugurar o que já foi inaugurado – uma reforma no aeroporto e um protocolo ponte iniciada por Fernando Henrique e criar uma secretaria que já foi criada – secretaria indígena.

    Lembro que disse o jornalista JR Rodrigues “O anjo do mal, vem mesmo a Roraima???”

  5. Macnoll Says:

    Amigo… coragem!!!
    essa corja não vai durar pra sempre…!!!

    tenho alguns adesivos contra a petrobras criados por mim, aó longo dos últimos anos… se quiser, me manda teu e-mail.

    Visite meu “blog” “arquivo” com mais de 800 manchetes tiradas de jornais – clippings digitais – datados e catalogados com a origem.
    Veja pra onde Lula está mandando nosso dinheiro e quem está se beneficiando (como se não soubesse.!!)

    http://retrospectiva-brasil.tripod.com/

    Abraços

    Macnoll

  6. Eduardo Says:

    André,

    ainda sobre a CENSURA, volto a lembrar que pode hospedar seu blog em provedores ( também gratuitos ) em Portugal, a SAPO, por exemplo, sem a mão pesada da Petrobrás e “cumpanheirada”!!!!

    Forte abraço

  7. juca bala Says:

    Está lançada a ANABA.

    http://www.coturnonoturno.com.br

    A ANABA é a Associação Nacional dos Blogueiros Anônimos e surge para defender os direitos de quem quer proteger o seu anonimato na blogosfera. O nome foi escolhido a dedo para que os políticos que “vedaram o anonimato” na reforma eleitoral lembrem bem o que vai sobrar para eles. A ANABA não terá fins lucrativos, terá um estatuto e formará a maior rede social da blogosfera mundial. Tremam, políticos! A ANABA estará sempre vigiando vocês. Qualquer ação contra um blogueiro anônimo, terá repercussão em milhares de blogs filiados à ANABA. Eles queriam guerra? Vão ter. Em breve, estaremos apresentando o logotipo e o estatuto. Cláusula pétrea: a ANABA é suprapartidária, sendo proibida apenas para petralhas, comunalhas e outras ratazanas. Os interessados em participar podem deixar recados na área de comentários. Precisamos de um bom slogan. Que tal ” A ANABA pegou você. Agora vire-se!”? Bom dia, anônimos da blogosfera.

  8. Maria Says:

    André, não desanime, é isso que eles querem , acabar com qualquer opinião contrária. E quanto menos informação houver, melhor para eles. Eles, que tanto falavam em perseguidos políticos, agora estão perseguindo. Mas isso vai acabar, assim como acabou a ditadura de direita, vai acabar essa ditadura de esquerda. Ânimo!
    PTrobás, PDVSA do Brasil.

  9. juca bala Says:

    NOTA
    A Prefeitura de Porto Alegre informa que o prefeito José Fogaça não recebeu convite oficial da presidência da República, ou por meio de telefonema, para participar da solenidade de ordem de início das obras da Rodovia do Parque, hoje, em Sapucaia do Sul, com a presença do presidente Lula. A assessoria do prefeito informa ainda que em todas as vezes que o presidente Lula esteve em Porto Alegre, o prefeito José Fogaça esteve presente e que, se convidado, teria comparecido ao ato de hoje.
    Coordenação de Comunicação Social (CCS)
    Prefeitura Municipal de Porto Alegre – PMPA

  10. susana Says:

    André, estou sempre por aqui. e no que precisar conte comigo! estou contigo! bjos

  11. Vixe... Says:

    .

    Que “samba do crioulo-doido”, caro Juca!

    Desencavou esse spam de quase três anos atrás!

    Além de ser completamente falso nas informações, contém um monte de barbaridades no que diz respeito a legislação.

    Ps: O Jabor saiu da CBN pra fazer um filme e já voltou faz tempo, uns dois meses.

    http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/arnaldo-jabor/2009/07/27/ASSUMIR-A-DOENCA-E-O-INICIO-DA-SABEDORIA.htm

    É, esse blog já deu…

    Se ainda tem alguém aí :

    “NÃO LEIAM O GLOBO, FOLHA DE SÃO PAULO E ESTADÃO”

  12. susana Says:

    Aspas

    “Nunca antes nesse país” houve na Câmara dos deputados uma votação em tempo recorde! Um dia depois de ser aprovada no plenário do Senado, suas Excelências gastaram “menos tempo do que o tempo gasto em dizer amém ” – e nem era o inferno de Dante! – para votarem a reforma eleitoral.

    Entre outras mudanças, foram aprovadas as doações “ocultas” aos partidos e candidatos por pessoa jurídica ou física. Doa a quem doer, ninguém fala de onde veio e quem doou o quê; ninguém tem de dizer quem apóia quem. Hum… Será que é medo dos doadores serem perseguidos caso a oposição seja eleita? Talvez, são todos bons religiosos e “a mão esquerda não tem que saber o que a direita faz?” Ou será que quase todas elas (as mãos) estão sujas?

    E por falar em sujeira, imundícia é legítima e constitucional. Afinal, a concessão de registro de candidatura apenas aos candidatos que comprovem idoneidade moral e reputação ilibada não é relevante. Sua Excelência Cândido (PT-SP), disse ser “ridícula” a proposta e “não pode ser levada a sério”. O que será que ele pensa, então, da proposta do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), que propunha tornar inelegível o candidato que fora condenado em primeira instância? Aliás, onde foi parar a folhinha de papel em que estava tal proposta? Será que a “mão invisível” de um alguém qualquer a levou? Bom… De “mão invisível” o Presidente entende.

    Ora, ora! Por que falar disso se essas coisas não passam de “pirotecnias sem bases objetivas?” Pirotecnia, sua Excelência Cândido? E os “Vossa Excelência é: #@&#*#@”, dito tantas vezes no Congresso, são o quê senão fogos de artifícios aos nossos ouvidos?

    A coisa está preta, sua Excelência Cândido! E vai ficar mais escura dia 29 deste mês, quando mais de um milhão de assinaturas chegarem nas mãos do Congresso Nacional. Sabe o que reivindicam neste abaixo assinado, sua Excelência? Adivinha? Exatamente aquilo que vossas Excelências vetaram; que o candidato a qualquer cargo eleitoral tenha ficha limpa, alva, cândida! Vão dizer “não” a sociedade?

    E conceitos como “democracia” e “liberdade de expressão” são umas belezinhas, não é? Esses dias eu estava lendo o blog do Planalto – tentando acirradamente encontrar um lugar para depositar a minha opinião e só enxergava na minha frente as opções “imprima”, “envie para”, “gostou?” (essa era a melhor!!!) ou “post sobre isso no seu blog” – e me assustei ao ouvir uma voz pertinente, voraz, incisiva, gritando palavras de ordem. Por um instante jurei ouvir minha mãe brigar comigo; era como se eu regressasse aos tempos de infância. Mas, o que era? Era a “grande mãe” a falar sobre o PAC. Ufa! Foi apenas uma digressão da minha memória afetiva. Eram, tão somente, traumas latentes do meu complexo de Édipo sinalizando que o meu pobre inconsciente projeta aspectos mal resolvidos da minha infância nas assombrações reais da realidade que me cerca. Acho que “nunca antes nesse país” eu precisei tanto, como agora, regressar ao seio do meu analista, denominado “divã” (freudiano, não?). Alguém tem de ser o culpado; ou meu pai ou minha mãe!

  13. juca bala Says:

    Continuas apelando para a cafagestagem, é! Publica uma matéria furada no meu codinome e depois vem você mesmo acusar ! Essa foi fraca velhinho !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: